segunda-feira, 13 de junho de 2011

SB Brasil 2010

No dia 28 de dezembro de 2010, no auditório Emilio Ribas, sede do Ministério da Saúde em Brasília, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, acompanhado do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca e do Coordenador Geral do SBBrasil, Angelo Roncalli, anunciou os primeiros resultados do Projeto SBBrasil.
Na solenidade estavam presentes, além de autoridades e membros da equipe gestora do SBBrasil, representantes dos principais órgãos de imprensa do país. Foi distribuída uma Nota à Imprensa, onde os principais resultados da pesquisa foram relatados.
Dentre estes principais pontos, destaca-se que a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros. Mas a situação melhorou entre 2003 e 2010. Na idade de 12 anos, utilizada mundialmente para avaliar a situação em crianças, a doença atingia 69% da população em 2003. Essa porcentagem diminuiu para 56% em 2010. Esse declínio, de 13 pontos percentuais, corresponde a uma diminuição de 19% na prevalência da enfermidade. O número médio de dentes atacados por cárie também diminuiu nas crianças: era 2,8 em 2003 e caiu para 2,1 em 2010 - uma redução de 25%. Em termos absolutos, e considerando a população brasileira estimada para 2010, essas reduções indicam que, no período considerado, cerca de um milhão e 600 mil dentes permanentes deixaram de ser afetados pela cárie em crianças de 12 anos em todo o país. Em adolescentes, a redução do número de dentes que foram poupados do ataque de cárie, em relação a 2003, chegou a aproximadamente 18 milhões. As necessidades de próteses dentais por adolescentes reduziram-se em 52%. Entre os adultos o destaque cabe a uma importantíssima inversão de tendência: as extrações de dentes vêm cedendo espaço aos tratamentos restauradores. Em adultos, as necessidades de próteses reduziram-se em 70%.
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário